Filme quente sobre ménage à trois tem classificação para maiores de idade e grande polêmica

0

Passages, filme do aclamado diretor indie Ira Sachs lançado em 2023, gerou debates acalorados sobre sua classificação indicativa – para maiores de idade.

Vamos explorar os detalhes dessa polêmica e suas ramificações:

O Enredo Provocativo de Passages

Passages, filme do aclamado diretor indie Ira Sachs lançado em 2023

Passages centra-se em um relacionamento de ménage à trois entre um cineasta narcisista, seu marido artista e uma professora que ele conhece em um bar, em Paris.

O filme recebeu aclamação desde sua estreia no Festival de Sundance em janeiro, principalmente devido às performances de Ben Whishaw, Franz Rogowski e Adèle Exarchopoulos, e sua exploração intricada da intimidade sexual e emocional.

A Classificação NC-17

No entanto, Passages tem estado nas manchetes devido à classificação NC-17 (Ninguém com Menos de 17 Anos Admitido) atribuída pela MPA (Motion Pictures Association).

Esta é a classificação mais restritiva, muitas vezes evitada por estúdios e cineastas devido ao seu impacto na distribuição do filme.

A classificação foi dada devido às várias cenas de sexo, tanto heterossexuais quanto homossexuais, presentes no filme.

A Reação do Diretor

Passages, filme do aclamado diretor indie Ira Sachs lançado em 2023

Ira Sachs expressou decepção com a classificação NC-17, recusando-se a editar o filme para obter uma classificação R mais comercial.

Ele argumenta que o filme aborda abertamente a experiência sexual na vida das pessoas e alterá-lo agora mudaria sua essência.

Como resultado, Passages foi lançado sem classificação, já que a classificação MPA é voluntária e não imposta por lei.

História do Sistema de Classificação dos EUA

O sistema de classificação de filmes nos EUA tem uma longa história, desde o Código Hays até a introdução da classificação NC-17 em 1990.

A MPA é encarregada de avaliar o conteúdo dos filmes e atribuir classificações com base nas preocupações dos pais em relação a temas como linguagem profana, sexo, violência e drogas.

Polêmicas e Desafios

As decisões sobre classificação de filmes frequentemente geram polêmicas, especialmente em relação a cenas de sexo.

Alguns críticos argumentam que filmes com temática queer são julgados com mais rigor do que os filmes heterossexuais equivalentes, levantando questões sobre a imparcialidade do processo de classificação.

Passages, filme do aclamado diretor indie Ira Sachs lançado em 2023

Transparência e Mudanças

A falta de transparência em relação aos membros que compõem o painel de classificação da MPA tem sido objeto de críticas.

Além disso, o sistema de classificação enfrenta desafios diante das mudanças na indústria cinematográfica e na sociedade, especialmente no que diz respeito à representação da sexualidade nos filmes.

LEIA TAMBÉM

Conclusão: O Debate Continua

Passages e sua classificação NC-17 destacam as complexidades em torno da representação do sexo no cinema e os desafios enfrentados pelos cineastas na busca pela liberdade criativa.

Enquanto o sistema de classificação dos EUA evolui, o debate sobre o papel do sexo nas telas continua a provocar reflexões sobre censura, inclusão e liberdade artística.

Veja o trailer do filme:

O post Filme quente sobre ménage à trois tem classificação para maiores de idade e grande polêmica apareceu primeiro em Tem Alguém Assistindo?.



Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)